AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL

Avaliar a função auditiva do paciente, através de obtenção de limiares auditivos,estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva. Audiometria Vocal, avalia a capacidade de compreensão da voz humana.

BERA/PEATE

Detecta as respostas elétricas do nervo auditivo (VIII par craniano) e das vias auditivas até tronco encefálico frente a um som.

P300

Avalia a capacidade consciente do paciente identificar diferenças entre dois  sons apresentados. É utilizado para avaliação e auxílio no diagnóstico de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

IMITÂNCIOMETRIA

Avalia a integridade e funcionalidade da membrana timpânica e da orelha média.

EMISSÕES OTOACÚSTICAS

Tem como principal objetivo identificar a deficiência auditiva . È o mais recente método para identificar as perdas auditivas.

TESTE DA ORELHINHA

É um exame rápido e indolor, com duração aproximada de 10 min. Não apresenta qualquer contra indicação . O exame é realizado até o 3 dia de vida, no próprio berçário e durante o sono natural, pois não acorda e nem incomoda o bebê.

PRÓTESE AUDITIVA

São aparelhos que amplificam o som tornando-os audíveis para o seu usuário. Podem ser usados por indivíduos portadores de perdas auditivas, de diferentes graus e a potência do aparelho está relacionada ao grau de perda da audição.

TESTE DA LINGUINHA

Procedimento, realizado em recém nascidos é simples  indolor e não sangra. Esse exame é uma forma de identificar precocemente uma condição conhecida, como língua presa,ou seja ,a presença do frênulo lingual. O problema é capaz de influênciar o desenvolvimento da fala e alimentação.

ACUFENOMETRIA

Investiga as repercussões do zumbido na vida do paciente.  A avaliação é realizada através de questionamentos e apresentação de estímulos sonoros com o intuito de determinar a frequência (tipo de som grave ou agudo ) e a intensidade (volume) do zumbido,assim como os valores de desconforto ao som .Esta avaliação auxilia na determinação do melhor método para o tratamento do zumbido.

AUDIOMETRIA INFANTIL

Para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança, o papel da audição é fundamental.   Esse tipo de audiometria é indicado para crianças menores, nos permite avaliar e determinar o grau de audição.  Realizado em crianças dos 3 a 7anos, dentro de cabine acústica.

ELETROCOCLEOGRAFIA

É um exame usado para auxiliar o fechamento do diagnóstico da Síndrome de Meniére.

VECTONISTAGMOGRAFIA (VENG)

Verificação das respostas Labirínticas para estímulos visuais, de posição e posicionamento, rotação e estimulação calórica.

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)

É a capacidade que o sistema nervoso tem para usar a informação que chega pela audição, ou seja, “ é aquilo que o cérebro é capaz de fazer com o que o ouvido ouviu”.  Ele esta relacionado com habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento.

Clínica Ouvir | EXAMES